BARBOSA, John Mateus. A educação integral dos territórios educativos do programa Mais educação
em Caruaru-PE: a institucionalização de ajustes e encurtamentos no interior das
escolas (Dissertação de Mestrado). UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Centro Acadêmico do Agreste. Programa
de Pós-graduação em Educação Comtemporânea, 2015. Para acessar a pesquisa
na íntegra clique aqui.
Resumo
A pesquisa trata das estratégias de ampliação do tempo e do espaço
escolar para a oferta da educação (em tempo) integral como orienta a estratégia
dos territórios educativos do Programa Mais Educação no município de
Caruaru-PE. Procuramos Analisar a dinâmica de (re)configuração do espaço-tempo
escolar e das funções sociais atribuídas as escolas públicas municipais de
Caruaru, sob a indução do Programa Mais Educação, em particular o desafio da
implementação de territórios educativos. Para tanto, realizamos entrevistas
semiestruturadas com quatro gestores de escolas públicas do município de
Caruaru contempladas com o programa. Nas entrevistas buscamos saber basicamente
dos gestores: como eles compreendem a proposta e como desenvolvem e justificam
suas estratégias de ampliação do tempo-espaço escolar como orienta o PME. Na
revisão da literatura, utilizamos como principais categorias
teórico-analíticas: tempo-espaço escolar; funções da escola; espacialização,
cidade e território. A investigação foi alicerçada no materialismo
histórico-dialético como referência teórico-metodológica e político-ideológica
a partir das categorias: mediação, contradição, nexo, totalidade. Como
resultados a pesquisa apontou que a ampliação do tempo-espaço eeducativo não
vem ocorrendo para além dos muros da escola, como orienta a estratégia dos
territórios educativos do PME. Na verdade, identificamos que tanto no nível da
compreensão, como das estratégias implementadas e suas justificativas os eixos
balizadores da proposta são invertidos, abandonados e (re)contextualizados em
novas “fórmulas”. Esse movimento contraditório pode ser identificado como uma
configuração às avessas dos territórios educativos nas escolas. No entanto,
identificamos também que “às avessas” é a apenas a expressão imediata e
fenomênica dessa dinâmica. Em essência, a “forma” da ampliação dos
tempos-espaços escolares reproduz as contradições inscritas na produção do
tempo-espaço na sociedade. Tentando capturar as mediações dessa essência,
encontramos: a) hipervalorização da instituição escolar e de atividades
recreativas, de lazer e esportivas em território de ausências de políticas
públicas nestes setores; b) o rebaixamento de critérios de escolha dos
tempos-espaços tendo em vista os limites dos territórios e das escolas; c)
revigoramento e inovação de recursos de ação na gestão da escola que encurtam,
precarizam e informalizam tempo, espaço e acesso ao conhecimento escolar.
Concluímos que esse processo atribui funções às escolas públicas de Caruaru.
São elas: a) produção de ofertas formativas diferenciadas para contenção do
direito à uma educação igualitária; b) novas formas via educação de controle e
gerenciamento territorial da pobreza; c) reinvenção de uma “nova” escola dos
pobres no município que permita: c. 1) melhorar o desempenho municipal em
estatísticas nacionais com foco na questão da evasão se valendo “atratividade”
das atividades de Mais Educação; c. 2) economia recursos e maior regulação do
trabalho realizado escola o voluntariamente” docente; 3) aparelhamento político
como meio contenção insatisfações sociais.
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