Pesquisas

1. POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA ENTRE 2002-2016: analisando os sentidos da educação para construção da hegemonia


O estudo pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ) realizará parte de uma pesquisa mais ampla intitulada "A Política Educacional Brasileira entre 2002-2016: analisando os sentidos para construção da hegemonia", em desenvolvimento no interior dos programas de Pós-Graduação em Educação (UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea do Centro Acadêmico do Agreste da mesma universidade. Partindo da constatação de que a política educacional brasileira sob os governo de Lula e Dilma fora marcada por hibridismos, ambiguidades e contradições entre diretrizes políticas, concepções pedagógicas e modelos de gestão, a pesquisa pretende investigar os sentidos da recente expansão educacional no Brasil, buscando encontrar algum nexo entre diferentes níveis e modalidades de ensino, analisados em perspectivas dos projetos de desenvolvimento e suas mediações para construção de hegemonia. A estratégia do estudo é própria de uma pesquisa documental em fontes primárias e secundárias relativas à documentação oficial e de mídia do Governo Federal, sobretudo, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e do Ministério da Educação (MEC). O estudo será realizado em três fases: exploratória, organização e análise dos dados. Na fase exploratória (em andamento) realizaremos o levantamento bibliográfico e documental para seleção da documentação oficial pertinente ao estudo e, também, de livros e artigos, resultantes de pesquisas acadêmicas veiculadas, sobretudo, no Banco de Teses da CAPES e em períodos científicos na área de educação e multidisciplinares, estes últimos obtidos através da exploração do site Scientific Library Electronic Online SCIELO- BRASIL.

Palavras-chave: Política Educacional; Governos Lula e Dilma; Desenvolvimentismo; Contradição e Hegemonia




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