Os Dias do Cárcere. Cinebiografia de Antônio Gramsci está no YouTube

Encontra-se no YouTube o filme biográfico "Antônio Gramsci. Os Dias do Cárcere", do renomado cineasta italiano Lino Del Fra. O filme é estrelado pelo ator Ricardo Cucciola, que interpreta Antônio Gramsci, um dos mais importantes teóricos da tradição marxista e dos mais destacados dirigentes políticos. Produzido em 1977, o filme também está disponível em DVD produzido pela Versátil Filmes, lançado em 2013.
Para assistir, clique no link: 



Segue a sinópse da Versátil: 
"Gramsci, Os Dias do Cárcere" é um drama biográfico rigoroso que faz uma viagem através da evolução pessoal e ideológica complexa do líder político italiano e grande teórico. O filme retrata os anos especificamente em que Gramsci foi mantido na prisão por causa de sua práxis política e da intensa atividade teórica que ocupou até sua morte, em abril de 1937. Nascido em 1891 na Sardenha, Gramsci juntou-se ao Partido Socialista em 1913 e acolheu calorosamente a Revolução Bolchevique de 1917. Depois de trabalhar no movimento de ocupações de fábricas e os conselhos dos trabalhadores de Turim, funda com demais companheiros o Partido Comunista Italiano em 1921 e torna-se membro de seu comitê central. Após um breve período na URSS, voltou para a Itália em 1924 e em janeiro 1926 foi eleito secretário-geral do PCI. Dez meses depois, foi preso pela polícia fascista e permaneceu mais de 10 anos em detenção. Foi internado num centro médico em Roma,  onde veio a falecer em 1937. Com o passar dos anos, seu pensamento político se afastou das ideias cada vez mais autoritárias que se instalou na antiga União Soviética em favor do pensamento da classe trabalhadora através da luta de classes." 
Para quem não conhece a filmografia de Lino Del Fra, segue o um trecho publicado originalmente no sítio Casa Del Cinema (Itália): 
O cinema do FRA LINO 
A redescoberta do cinema Lino Del Fra (Roma 1927-1997), diretor italiano e documentarista, atento às mudanças e evolução política e social do nosso país, é usado hoje para destacar os pontos fortes como um anti-conformismo militante (A passeio e gala Entertainment), o interesse em estudos etnológicos de Ernesto de Martino (a Paixão de grãos e encravado), mudanças sociais e conflitos geracionais (quão fabuloso fogos de artifício e V. e V.) e análise crítica especialmente impiedoso da situação italiana política em All'armi somos fascistas!, Fata Morgana, Antonio Gramsci e os dias de prisão, Klon. Neste dia-evento apresentamos os três longas-metragens que Del Fra realizados entre os anos 60 e 70: "Às armas" recebidos por um sucesso extraordinário, "bolo" da longa presença na televisão privada, "Antonio Gramsci" caracterizada por uma segunda vida na América Latina, demonstrando como o Del "longa-metragem" Between é um cinema de ideias, centrado no debate e do confronto político e cultural. Hoje podemos ver como esses três filmes representados, mesmo assim, três opções diferentes e tão forte e significativa das formas possíveis que o cinema italiano foi supostamente para praticar com mais convicção e coragem.

Pelo Centro Experimental de Cinematografia - Arquivo Nacional de Cinema, com o Filmclub Oficina Roma com a colaboração do movimento Audiovisual Archive trabalho e Democrática, filme escola de arte Gian Maria Volontè, Mirco Melanco Barragens - Universidade de Pádua




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTAS SOBRE AS CONTRARREFORMAS EMPRESARIAIS DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19: O “CHOQUE" DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Disponível em PDF o livro "Políticas Educacionais em Pernambuco: discursos, tensões e contradições"

Educação no Governo Temer: uma ponte para a distopia I