quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Na coluna Análise do Conjuntura de setembro, o Prof. Dermeval Saviani (UNICAMP) analisa os desafios da educação no contexto do golpe de 2016

Em texto curto, porém preciso, Dermeval Saviani coloca em evidência as 
especificidades da formação social brasileira, marcada por uma democracia "ultra restrita", historicamente sujeita a golpes. O autor de Escola e Democracia e Prêmio Jabuti, avalia o golpe de 2016 e aponta o papel da educação neste contexto:
"A atual conjuntura se constitui, pois, num momento grave que estamos vivendo no qual o tema dos desafios educacionais da democracia pode ser considerado como uma rua de mão dupla. Ou seja, a educação é desafiada duplamente: por um lado, cabe-lhe resistir, exercendo o direito de desobediência civil, às iniciativas de seu próprio abastardamento por parte de um governo que se instaurou por meio da quebra do Estado Democrático de Direito. Por outro lado, cumpre lutar para assegurar às novas gerações uma formação sólida que lhes possibilite o pleno exercício da cidadania tendo em vista não apenas a restauração da democracia formal, mas avançando para sua transformação em democraciareal." 

Nenhum comentário: