quarta-feira, 13 de maio de 2015

Educação Integral no Brasil de Hoje

A política nacional de educação integral no Brasil tem o Programa Mais Educação como principal estratégia de indução, desde de 2007. O grupo de pesquisa em Gestão da Educação e Políticas do Tempo Livre - UFPE/CAA vem pesquisando esta temática desde 2007, tendo publicado o livro Educação Integral no Brasil de Hoje, de autoria dos professores Jamerson Antônio de Almeida da Silva e Katharine Nínive Pinto Silva, ambos, membros permanentes do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (PPGEDUC), do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação da mesma universidade. Leiam abaixo a sinopse do livro, publicado pela Editora CRV:

"Este livro problematiza a Educação Integral no Brasil, com destaque para o Programa Mais Educação, implementado a partir de 2007 pelo governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e em continuidade pela presidenta Dilma Roussef. Para isto, consideramos a concepção de Educação Integral que orienta o Programa; as formas de organização do espaço/tempo escolar; os "saberes" que compõem o currículo; a formação e gestão de pessoal e a politica de financiamento.
Partimos do pressuposto de que o Governo Federal, ao construir uma nova estratégia para a educação integral, articulando Educação Intercultural, Gestão Intersetorial e a ideia de Cidade Educadora, está convocando os municípios a ampliarem a jornada escolar, visando a melhoria da qualidade do ensino fundamental. Por sua vez, a defesa da ampliação da jornada escolar também está ancorada na doutrina de "proteção integral" das crianças e dos adolescentes, incluindo os que se encontram em "situação de risco e vulnerabilidade social".
A ampliação das funções da escola, sob o lema de "proteger e educar", então, inclui os filhos de trabalhadores informais ou precarizados, que poderão estar em situação de rua, submetidos ao trabalho infantil, às diversas formas de violência e às drogas. Ofertar aos filhos dos trabalhadores mais tempo na escola é propagado como possibilidade de "mais educação" e "menos violência". Analisar as contradições e possibilidades dessa proposta, sob a égide do neoliberalismo, é o objeto do debate que estamos propondo."


O livro está disponível para venda no site da Editora CRV: http://www.editoracrv.com.br/?f=produto_detalhes&pid=3715 ou pelo e-mail: jamersonufpe@gmail.com e katharineninive@gmail.com

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