A política nacional de educação integral no Brasil tem
o Programa Mais Educação como principal estratégia de indução, desde
de 2007. O grupo de pesquisa em Gestão da Educação e Políticas do Tempo
Livre - UFPE/CAA vem pesquisando esta temática desde 2007, tendo
publicado o livro Educação Integral no Brasil de Hoje, de autoria dos
professores Jamerson Antônio de Almeida da Silva e Katharine Nínive Pinto
Silva, ambos, membros permanentes do Programa de Pós-graduação em Educação
Contemporânea (PPGEDUC), do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE e do
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação da
mesma universidade. Leiam abaixo a sinopse do livro, publicado pela Editora
CRV:
"Este
livro problematiza a Educação Integral no Brasil, com destaque para o Programa
Mais Educação, implementado a partir de 2007 pelo governo do Presidente Luiz
Inácio Lula da Silva e em continuidade pela presidenta Dilma Roussef. Para
isto, consideramos a concepção de Educação Integral que orienta o Programa; as
formas de organização do espaço/tempo escolar; os "saberes" que
compõem o currículo; a formação e gestão de pessoal e a politica de
financiamento.
Partimos do
pressuposto de que o Governo Federal, ao construir uma nova estratégia para a
educação integral, articulando Educação Intercultural, Gestão Intersetorial e a
ideia de Cidade Educadora, está convocando os municípios a ampliarem a jornada
escolar, visando a melhoria da qualidade do ensino fundamental. Por sua vez, a
defesa da ampliação da jornada escolar também está ancorada na doutrina de
"proteção integral" das crianças e dos adolescentes, incluindo os que
se encontram em "situação de risco e vulnerabilidade social".
A ampliação das
funções da escola, sob o lema de "proteger e educar", então, inclui
os filhos de trabalhadores informais ou precarizados, que poderão estar em
situação de rua, submetidos ao trabalho infantil, às diversas formas de
violência e às drogas. Ofertar aos filhos dos trabalhadores mais tempo na escola
é propagado como possibilidade de "mais educação" e "menos
violência". Analisar as contradições e possibilidades dessa proposta, sob
a égide do neoliberalismo, é o objeto do debate que estamos propondo."
O livro está disponível para venda no site da Editora CRV: http://www.editoracrv.com.br/?f=produto_detalhes&pid=3715 ou
pelo e-mail: jamersonufpe@gmail.com e katharineninive@gmail.com
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