quarta-feira, 13 de maio de 2015

Analisando a concepção de Educação Integral do governo Lula/Dilma através do Programa Mais Educação.

Ainda sobre a política de educação integral na contemporaneidade, eu e a Profa. Katharine Silva publicamos no periódico da UFMG, Educação em Revista, um artigo analisando os fundamentos que embasam o Programa Mais Educação do Governo Federal. Abaixo o resumo do texto publicado: 
Este artigo analisa a concepção de Educação Integral que orienta o Programa Mais Educação, "nova estratégia" do Governo Federal para a promoção da "educação integral em tempo integral" na escola pública brasileira. Através da análise dos principais documentos que fundamentam o programa, constatamos a proposição de uma Educação Integral Intercultural, assentada numa Gestão Intersetorial e Sistêmica. Desvelamos, então, uma renovação pós-moderna/pós-estruturalista do escolanovismo pragmatista presente no Programa; uma renovação da teoria do capital humano na forma de uma Pedagogia das Competências, ou neotecnicismo e, no plano da gestão sistêmica e intersetorial, o transplante do modelo empresarial de reorganização do trabalho (Teoria da Qualidade Total) para o âmbito do sistema educacional. Concluímos que essa é uma expressão particular e contraditória da subordinação intelectual e moral do Governo Lula/Dilma ao neoliberalismo, revelando-se como a expressão da "hegemonia às avessas" no âmbito da política educacional.
Palavras-chave : Educação Integral; Pós-modernismo; Neoliberalismo.
O artigo está disponível em Educ. rev. [online]. 2014, vol.30, n.1, pp. 95-126. ISSN 0102-4698. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982014000100005.

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